HOTÉIS DIVULGAM CARTA ABERTA DANDO APOIO A PERMANÊNCIA DA ABQM EM AVARÉ

20/04/2018
A rede hoteleira de Avaré divulgou, na quinta-feira, dia 19, uma carta aberta onde mostra estar empenhada a promover melhorias para que os eventos da Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha (ABQM) sejam mantidos na cidade.

A partir de segunda-feira, dia 23, o Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel (Emapa) recebe mais um campeonato da ABQM.

Confira a carta aberta na íntegra:

A rede hoteleira de Avaré está unida para apoiar a permanência dos eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) na cidade, e vem, por meio desta esclarecer junto a Associação, alguns pontos dos quais estão se baseando para a retirada do evento da cidade de Avaré.

Em um levantamento feito nesses últimos dias mostra que a cidade possui 1941 leitos disponíveis, distribuídos em 688 apartamentos, isso sem contar os motéis e as cidades vizinhas.

Além disso, cidade de Avaré e os hotéis já estão acostumados com as necessidades dos quartistas procurando atender da melhor forma possível a todos dentro das suas possibilidades. Da mesma forma em que os quartistas estão acostumados com as facilidades e estrutura da nossa cidade.

Quando o calendário dos eventos é divulgado todos os hotéis já programam o seu próprio calendário, fechando os sites de venda coletiva para inibir a procura e a visita de turistas que não são do evento e repassa para as empresas que utilizam das hospedagens da cidade no decorrer do ano que se programem para antecipar ou adiar suas estadias para que durante esses períodos possamos atender com mais dedicação aos quartistas.

Assim como em outras cidades, a rede hoteleira de Avaré possui várias categorias de hospedagens: hotéis executivos, hotéis de lazer, resorts, pousadas, hospedarias e motéis, cada um trabalhando com suas políticas e tarifas atendendo a todas as necessidades desde o mais simples até o mais sofisticado, com diferenciados tipos de serviços. Com tarifas que variam de R$ 100,00 a R$ 800,00 – deixando a critério de cada um escolher o serviço que gosta e pode pagar.

Há algum tempo atrás tínhamos na cidade a política de pacotes, pois são períodos de alta temporada para o setor hoteleiro: tanto devido ao evento como devido aos feriados e férias que se coincidem. Períodos que demandam a contratação de mais mão de obra por serem um público que exige mais atenção e cuidados.

E, no evento, devido ao espírito de competitividade e de grandes negócios que propõe, tornam se diferenciados do público que normalmente frequentam os hotéis (executivos e famílias a lazer), elevando assim os cuidados aos serviços prestados. Mas no atual momento estes pacotes foram revistos e modificados de uma maneira que atenda tanto ao evento quanto aos hotéis.

Normalmente nestes períodos trabalham-se com pacotes de 05 a 07 diárias, mas foram modificados para 02 a 03 diárias, onde pedimos o valor total do pacote, pois alguns não conseguem cumprir as datas negociadas na reserva, deixando os apartamentos fechados, tirando a oportunidade de outros participantes se hospedarem. Também, existem aqueles que fazem a reserva até determinado dia e no dia anterior, no final do dia resolvem ir embora, sem aviso prévio, quando normalmente todos já estão instalados, deixando o apartamento vago – causando prejuízo ao evento e aos hotéis.

Sobre os valores de venda de apartamentos para uma pessoa com o mesmo valor do apartamento de duas pessoas, atitude que é justamente para inibir e otimizar o número de leitos, o que não justifica a entrada de outras pessoas nos apartamentos para banhos ou mesmo para o café da manhã sem estar devidamente registrado ou dentro do valor cobrado pelo apartamento como hóspede, o que ocorre frequentemente, causando transtornos junto as recepções hoteleiras.

Boa ocupação dos hotéis mais próximos do recinto é a Equipe da própria ABQM, que poderia ficar em hotéis um pouco mais distantes, liberando assim leitos para os quartistas – estes que pagam pelo evento. Em um levantamento, foi chegado ao número aproximado de 40 apartamentos utilizados para a equipe que vem a trabalho atender os quartistas, na visão de negócios, os clientes sempre possuem a preferência pela comodidade. Apartamentos esses, que em sua maioria não utilizam o número correto de leitos do apartamento, ou seja, muitos são singles e duplos, não utilizando os leitos em sua totalidade, havendo desperdício de leitos.

Sabendo da importância do evento para a hotelaria e para a cidade de Avaré, a Associação Amigos da EMAPA, grupo criado por empresários e sem nenhum cunho político, têm se reunido afim de procurar soluções para a permanência do evento na cidade e uma das primeiras ações é a construção de banheiros públicos dentro do recinto para atender a uma reivindicação da ABQM junto à Prefeitura de Avaré. A rede hoteleira de Avaré também faz parte dessa iniciativa, deixando esclarecido que, estamos realmente empenhados na continuidade do evento em nossa cidade.

Assim nos colocamos a disposição para mais esclarecimentos, afim de alinharmos outros assuntos caso necessário.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Avaré Urgente. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Avaré Urgente poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.